Hoje (quarta,8/5)- Greve geral em defesa das Ifes é pauta da Assembleia Geral Adufes

A plenária será realizada às 13h30, na sede do sindicato (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória, tendo como principal ponto de pauta a Greve Geral da Educação em 15 de maio.

A Greve Geral, de caráter nacional, tem como uma das bandeiras a defesa das Instituições Federais de Ensino e da Educação Pública que estão ameaçadas pelo corte de cerca de 30% do orçamento anunciado pelo ministério da educação. Na Ufes, o bloqueio é da ordem de R$ 33,2 milhões dos recursos orçamentários de 2019, “o que equivale a 33% do orçamento total inicialmente previsto de R$ 99,4 milhões (incluindo orçamento de custeio, de capital e emendas parlamentares)”, segundo nota da universidade.

“Este governo tem atacado sucessivamente a educação.  Cortes às universidades e institutos federais por “balbúrdias”, ataque às ciências humanas, à autonomia universitária, perseguições do escola sem partido, entre outros absurdos. A categoria deve estar unida para fazer oposição a tudo isso”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Inicialmente,  o  Ministro da Educação Abraham Weintrab direcionou os cortes à UFBA, UnB e UFF, sob o pretexto de desempenho acadêmico insuficiente e “balbúrdia”; logo depois o bloqueio foi estendido a todo o ensino superior. A paralisação nacional dos professores que está sendo chamada para o próximo dia 15 tem também como

Reforma da Previdência. Outro ponto de luta da paralisação nacional dos docentes no próximo dia 15 é reforma da Previdência, que coloca professoras e professores como umas das principais vítimas da Proposta da Emenda à Constituição (PEC 006). A proposta destrói o sistema previdenciário, inviabilizando as aposentadorias e dando fim a vários outros direitos que amparam principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social.

Nota da Administração Central da Ufes sobre o bloqueio orçamentário

Quarta-feira, 8: Assembleia da Adufes discutirá Greve Geral da Educação (2)

Fonte: Adufes

ANDES